O que ocorreu
Após declarar-se livre da gripe aviária em granjas comerciais, o Brasil teve restrições comerciais levantadas por 17 países, incluindo Japão, que era o terceiro maior importador brasileiro em 2024.
Motivo do levantamento
O status foi alterado depois que a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) validou a autodeclaração do país, informando que não houve novos casos em granjas comerciais durante o período de 28 dias exigido para a reabertura do mercado, o chamado “vazio sanitário”.
Impacto para o comércio brasileiro
Com a manutenção das exportações a esses 17 países, o Brasil retoma acesso a parte significativa de sua cadeia de distribuição internacional de carne de frango, com forte destaque para o mercado japonês.
Próximos passos para o setor
A expectativa é que, à medida que mais países reconheçam o território brasileiro livre da doença, a retomada completa das exportações seja acelerada. O governo mantém negociações contínuas com agências sanitárias internacionais para garantir certificações e a segurança do processo.
Fontes
https://www.reuters.com/business/healthcare-pharmaceuticals/brazil-says-japan-16-others-removed-bird-flu-related-trade-restrictions-2025-06-24/
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/gripe-aviaria-atualizacao-sobre-a-suspensao-de-exportacoes-1